Você sabe qual o melhor tipo de website para seu negócio?
Quero colocar meu negócio na internet… Qual a melhor forma de fazer isso? Neste artigo você descobrirá os tipos de websites que você pode escolher e como abordá-los dentro do seu modelo de negócio.
Antes de mais nada, vamos do princípio. Websites (ou simplesmente sites) são uma coleção de páginas web identificadas por um domínio em comum – tal qual embernet.com.br, google.com, wikipedia.org, – e publicadas em um servidor web. Um usuário comum pode acessar alguma página web através do seu link direto ou encontrando ela por meio de uma pesquisa em um motor de busca, como google.com, bing.com, etc.
No momento que esse usuário acessa o seu site, assim como quando entra em uma loja física, ele torna-se um cliente potencial que está sujeito a uma boa experiência, que o fará retornar mais vezes, ou uma má experiência.
Isso depende não somente do quão bem desenhado e desenvolvido está o site, mas também de como o modelo pensado para o site se encaixa no tipo de negócio apresentado.
Pensando nisso, trazemos um resumo dos tipos de websites mais comumente encontrados na rede mundial de computadores. Primeiramente, os sites podem ser divididos em duas grandes categorias: estáticos e interativos.
Os sites interativos permitem a interatividade entre o sistema do site e os visitantes ou usuários. Lojas eCommerce, redes sociais e provedores de e-mail são exemplos de sites interativos, pois são lugares onde o usuário é um elemento ativo ao navegar por ele.
Os sites estáticos servem ou capturam informações, mas não permitem o envolvimento direto do público ou usuários. Alguns exemplos comuns são website para documentação, website de apresentação, formulários, ou mesmo websites com conteúdo informativo, uma vez que seus usuários não alteram conteúdo, apenas navegam passivamente.
Analisando mais a fundo em termos de design, os tipos de websites mais encontrados são Institucional, One Page, Loja Virtual, Hotsite, Portal e Blog; e nós descrevemos o que são cada um destes abaixo para você.
Institucional
Um website institucional é aquele que tem como objetivo apresentar sua empresa e garantir a sua presença no meio digital, de certa maneira, criar uma identidade nesse meio fortalecendo sua marca e passando credibilidade.
A autoridade em dias atuais é de extrema importância, e para isso um site que esteja atualizado, com conteúdos explicativos sobre o assunto e boa identidade visual, contendo informações confiáveis e atualizadas sobre sua empresa como formas de contatos e horários de funcionamento e estratégias de vendas direcionadas são itens necessários para potenciais clientes se interessarem em seus produtos/serviços.
Seu conteúdo e design é simples, objetivo e funcional, fazendo com que não haja conteúdo em excesso, podendo poluir ou carregar a página com informações desnecessárias.
Normalmente um website neste estilo é composto por 4 páginas, sendo estas:
- Home – página inicial com um resumo de seu negócio;
- Sobre – página de descrição da empresa e da equipe;
- Produtos/Serviços – página para apresentar quais são seus serviços e produtos
- Contatos – página possuindo telefones e formulário para contato, links para redes sociais e localizações.
One Page
Caso necessite de algo enxuto e objetivo, o estilo One Page pode ser a alternativa ideal. Este tipo de website tem como objetivo resumir todo o conteúdo em apenas uma página subdividida em seções guiadas, trazendo uma boa alternativa para quem almeja algo de custo mais baixo, porém moderno e dinâmico.
Vale ressaltar que a intuição comanda a experiência do usuário e este tipo de website é de fácil entendimento e o conteúdo é imersivo, resultando em um fácil entendimento para seus visitantes.
Contendo todas as informações em apenas um lugar, o usuário terá uma visão completa e rápida sobre seus serviços já que há uma certa limitação de conteúdo, acaba-se focando no essencial. A velocidade é outro ponto de destaque. Websites mais rápidos são melhores ranqueados no posicionamento do Google. E por fim, com suas estratégias textuais e design diferenciado são recursos para criar uma dinamicidade com o visitante.
Loja Virtual (eCommerce)
Modelo ideal de website para compra ou venda de produtos ou serviços pela Internet. Seu objetivo é ir além de uma vitrine online, possibilitando um serviço de compra sobre os produtos oferecidos. A alta taxa de vendas online está relacionada às lojas virtuais e seu crescimento tende apenas a aumentar pois está sendo um dos meios favoritos dos consumidores adquirir os seus produtos desejados.
Benefícios como compras realizadas com alguns cliques, desempenho de vendas, disponibilidade de estoques, resultados, autonomia e controle sobre os produtos cadastrados, disponível 24 horas todos os dias, sem comissão de vendas e visível para todas as pessoas conectadas a internet são pontos de destaque e levados muito em conta para a criação da sua própria loja virtual.
Hotsite
É um grupo de páginas ou apenas uma única página, em que seu objetivo é atrair o público com informações essenciais para uma campanha específica. Lançamentos, promoções e eventos são geralmente os maiores usos deste tipo de site. Assim sendo, este tipo de website deseja atrair o máximo de pessoas possíveis em um curto período de tempo, já que o mesmo não tem o intuito de ficar muito tempo no ar.
A criação de um hotsite geralmente é mais barata, dada que a construção e planejamento do mesmo é feita de forma mais rápida e assim demandando menos esforços do que um site convencional. Além do fato de que como é um site para apenas um evento em específico, você não precisará se preocupar com a hospedagem e manutenção.
O melhor exemplo a ser utilizado são sites criados quando ocorre a black friday, em que é fornecida informações mais detalhadas do que a área de conteúdo geral que um site pode fornecer.
Portal
Um portal é um site que contém diversos conteúdos, sendo um ponto de acesso para todas as demais áreas do website. Seus conteúdos podem ser os mais detalhados possíveis, já que o intuito deste estilo de website é fornecer a maior quantia de informação a quem visita. Além disso, deve ser bem estruturado para que os usuários não se percam.
Este tipo de website é capaz de suportar um grande número de acessos e para isso, precisa ser estruturado para suportar esta demanda, pois caso contrário o sistema irá ficar lento ou até mesmo deixar de funcionar. Assim sendo, a construção do mesmo é cara e trabalhosa já que ao longo do tempo o número de usuários tende a aumentar e assim, os equipamentos possivelmente precisarão ser trocados por outros mais poderosos para suportar e mantê-lo funcional.
Blog
Um blog é uma página que pode ser um diário pessoal, utilizada também para publicações de periódicos e com intuito empresariais. Assim, seu uso é facilmente adaptado fornecendo a correta solução para seu devido problema.
Com a funcionalidade de um diário pessoal, ele poderá ser utilizado como uma auto bibliografia, aventuras, jornadas, experiências vividas e qualquer tipo de informação que o dono do blog deseje postar sobre fatos vivenciados e até mesmo planejamentos futuros.
Em periódicos, é possível publicar artigos ou pesquisas que você desenvolveu para que possa ser visualizado e possivelmente utilizado como referencial teórico para o trabalho de outra pessoa.
Para o ramo empresarial, ele é muito utilizado para expor quem você é e com o que trabalha, expondo seus serviços para que o cliente possa conhecer um pouco mais de você e do seu trabalho.
Estou com dificuldades em escolher
Com todas essas sugestões, se ainda não definiu como imaginaria o seu website, pode entrar em contato agora mesmo com nossos consultores através do link para WhatsApp a seguir, ou por meio do nosso formulário de e-mail neste link. Ficaremos honrados em ajudá-lo a construir o seu site dos sonhos.